top of page
  • Foto do escritorFASUP

Setembro Amarelo


"Setembro Amarelo" é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em 2013. Ela acontece anualmente durante o mês de setembro, com o objetivo de alertar a população sobre a importância de falar abertamente acerca do tema, que muitas vezes é cercado por tabus e estigmas.


A campanha busca sensibilizar as pessoas para que elas reconheçam os sinais de que alguém está passando por dificuldades emocionais e psicológicas e incentive a busca por ajuda profissional. Além disso, fornece informações sobre os recursos disponíveis para aqueles que estão enfrentando problemas de saúde mental e pensamentos suicidas, bem como para suas famílias e amigos.


Durante o mês de setembro, diversas atividades são promovidas, como palestras, debates, ações de conscientização em escolas, empresas e comunidades, além da iluminação de prédios e monumentos com a cor amarela em apoio à causa. A iniciativa surgiu no Brasil, mas tem ganhado reconhecimento internacional e organizações de vários países também têm adotado a campanha para abordar a questão do suicídio e da saúde mental.


O suicídio é uma grande questão de saúde pública e possui um caráter epidêmico, o que impacta diretamente na sociedade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os números de morte por suicídio são maiores que os decorrentes de HIV, Malária e homicídio, por exemplo.


Cuidar da saúde mental é extremamente importante, principalmente para uma sociedade saída de uma pandemia que durou 03 anos. Para isso, é preciso debater, de forma consciente e orientada, sobre o assunto e sempre buscar ajuda profissional, seja de ´profissionais da psiquiatra e/ou da psicologia.


A Faculdade FASUP, enquanto uma instituição também de educação em saúde, abraça a campanha do setembro amarelo em um projeto chamado “Primavera com saúde” que conta com palestras, debates e capacitações de profissionais abordando 03 grandes campanhas: Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.


24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page