top of page
  • Foto do escritorFASUP

09 de agosto - Dia Internacional dos Povos Indígenas

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado em 9 de agosto de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994, com o objetivo de promover e proteger os direitos dos povos indígenas em todo o mundo, bem como para reconhecer e valorizar suas contribuições culturais, sociais, políticas e econômicas.


A celebração deste dia busca aumentar a conscientização sobre as questões enfrentadas pelos povos indígenas, como a preservação de suas terras, idiomas, culturas e tradições, além de abordar os desafios sociais e econômicos que eles muitas vezes enfrentam, como discriminação, marginalização e pobreza.


Neste dia, eventos, conferências, palestras, exposições e outras atividades são realizados em todo o mundo para sensibilizar as pessoas sobre a importância da proteção dos direitos dos povos indígenas e para promover a diversidade cultural e a coexistência pacífica entre todas as comunidades.


No Brasil, foi criado em 2023, pela primeira vez na história do país, o Ministério dos Povos Indígenas que, além de trabalhar para garantias de direitos, como demarcação de terras, além de um trabalho direto com a pasta do Meio Ambiente, uma vez que são esses povos que possuem uma ligação mais harmônica com a natureza.


A Faculdade FASUP, enquanto instituição que preza pela igualdade e usa a educação como instrumento, aborda o tema de forma interdisciplinar como, por exemplo, nas disciplinas Estratégias de Formação de Leitor e Elaboração de Material Didático para Alfabetização e Letramento, presentes na matriz curricular do curso de Pedagogia, em que as alunas criaram uma história infantil sobre Iaçana, uma menina indígena que luta para preservar as terras da sua tribo do garimpo ilegal.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page