top of page
  • Foto do escritorFASUP

11 de agosto - Wanda Horta

Nascida em 11 de agosto de 1926, na cidade de Belém, no Pará, Wanda Aguiar Horta foi uma enfermeira a frente do seu tempo e responsável por grandes mudanças não só na Enfermagem, como também nas práticas de saúde.


Enquanto docente, foi responsável por introduzir e debater amplamente, no século XX, o conceito de Processo de Enfermagem, que passou por várias mudanças e desenvolvimentos significativos. Durante esse período, a Enfermagem se profissionalizou e ganhou reconhecimento como uma disciplina essencial na assistência à saúde.


O processo de enfermagem no século passado passou por uma evolução significativa, tornando-se mais baseado em evidências, teoricamente fundamentado e especializado em diferentes áreas de cuidado à saúde. A profissão de enfermagem ganhou destaque e reconhecimento como parte essencial da equipe de saúde e como uma profissão que exige educação formal e competências técnicas.


E Wanda Horta foi de suma relevância nesse caminhar, uma vez que foi a pioneira do que viria a ser a humanização na saúde. Ela enxergava as/os pacientes enquanto seres humanos, com emoções, sentimentos e sensações distintas e não apenas como indivíduo, como era antes.


A professora foi também responsável pelo lema “Gente que cuida de gente”, ao propagar a ideia de que a Enfermagem era uma arte, arte essa responsável por dar assistência básica de saúde às pessoas, tornando-as independentes dessa assistência e capazes de promover a saúde através da educação.


A Faculdade FASUP acredita no poder de transformação da Educação e em sua formação utiliza dos preceitos de Wanda Horta para formar gente apta a cuidar de gente, tanto na graduação em Enfermagem, quanto no Técnico em Enfermagem.


145 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page